Autotransformador Compensador de Partida

O Autotransformador compensador de partida é um transformador especial, com o secundário derivando do próprio primário projetado para trabalhar em um curto espaço de tempo, indicado para partida de motores, conforme o numero de partidas por hora.

É indicado para partidas sob cargas de motores de indução, evitando sobrecarregar a linha de alimentação através dos ajustes das derivações em 50%, 65 % e 80% da tensão nominal. Durante a partida alimenta-se com a tensão nominal o primário do autotransformador trifásico conectado em estrela e do seu secundário é retirada à alimentação para o circuito do estator do motor. Após a partida o Auto Transformador é desligado e o motor é conectando diretamente na rede de alimentação.

Modelos

  • MVA – ATCP: Autotransformador Compensador de Partida
  • MVA – ATCP Epoxi: Autotransformador Compensador de Partida encapsulado em Epoxi – 15kV

Características

  • Potência: 5 à 2000 CV
  • Enrolamento: Alumínio ou Cobre
  • Freqüência: 60 Hz
  • Tensão de trabalho: Conforme sua necessidade
  • Derivações (TAP´s):50%, 65% e 80%
  • Classe de temperatura do material isolante: F – 155° C
  • Elevação de temperatura dos enrolamentos: 105°C
  • Classe de tensão de isolamento modelo MVA – ATCP: 0,6kV / NBI 4 kV;
  • Classe de tensão de isolamento modeloMVA – ATCP Epoxi: (7,2- NBI- 40kV) (15 - NBI 90 kV);
  • Regime de trabalho: 5 ligações por hora com duração de 15 segundos cada, podendo ser duas seguidas e três com intervalo mínimo de 5 minutos.
  • Grau de Proteção: IP00
  • Pintura eletrostática cor Cinza Munsell 6,5;
  • Acessórios inclusos: Olhais para suspensão e Termostato de proteção na bobina central.